Correção de cicatrizes: 4 dicas para suavizar marcas na sua pele

Cicatriz ou fibrose: áreas de tecido fibroso é o resultado de uma lesão da derme, geralmente em consequência de uma lesão ou por corte cirúrgico. Na prática, são alterações que ficam na pele depois de alguma lesão, seja ela provocada por cirurgia ou por acidente.  Há dois tipos de cicatriz: as hipertróficas, que são as mais alargadas e elevadas, e as queloidianas, que são elevadas, escuras e muito espessas. Quanto mais jovem for a pessoa, mais rápido será o processo de cicatrização. No entanto, pior será o aspecto da cicatriz. Nos mais velhos, o processo é mais lento e  a aparência é melhor.

Essa alterações na pele ficam para sempre e não somem. Existem, porém,  tratamentos para amenizá-las com cremes, laser ou até mesmo enxertos. É possível também recorrer a uma cirurgia para retirada da cicatriz. A exerese de cicatriz é um procedimento que consiste na remoção da cicatriz por meio de uma cirurgia em que se retira todo o excesso de pele interno e externo, podendo ou não ser seguida de betaterapia, um tratamento superficial feito em dez sessões, aplicado sobre a cicatriz recente até no máximo 48 horas após a correção.

É possível também evitar que as cicatrizes decorrentes de uma cirurgia ou de um trauma. Dr. Henrique dá algumas dicas.

Evite o Sol
Se você se submeteu a uma cirurgia ou sofreu algum corte, não vale a pena se expor ao Sol. Ele pode causar cicatrizes escuras. Se a exposição ao Sol for inevitável por qualquer motivo, o protetor solar é indispensável.

Hidratante
Para evitar cicatrizes, ressecamentos, rachaduras e coceiras na pele, é preciso de muita hidratação. Os dermatologistas recomendam passar o hidratante todos os dias depois do banho, de preferência quando a pele ainda estiver úmida para absorver melhor o produto.

Trate o ferimento
Cuidar bem da lesão é importante para evitar cicatrizes, assim como lavar com água e sabão. Depois disso, aplique uma camada de pomada ou creme antibiótico. Desse jeito você evita infecções e mantêm o machucado umedecido. Converse com seu médico sobre o melhor produto. Ele vai saber o mais indicado para a sua pele e para o seu caso.

Alimentação
Todo cuidado com a pele exige uma boa alimentação. Uma dieta saudável e rica em vitamina C colabora para a saúde geral e principalmente, da sua pele, prevenindo e minimizando a formação de cicatrizes. Algumas dicas são: previra alimentos integrais, tendo como base de sua dieta grãos, vegetais, frutas, proteína magra, gorduras insaturadas e laticínios com pouca gordura.

A vitamina C, em especial, é benéfica para evitar cicatrizes, pois promove uma melhor cicatrização dos tecidos, cartilagens e músculos. Você pode encontrar a vitamina C em muitas frutas, verduras e vegetais frescos.

drhenriquebanner1

O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Venha conhecer a nossa clínica.

Atendemos em dois endereços:

Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby

Facebook e Twitter

Facebook: http://migre.me/jjDoB

Twitter: @drhenriqueplast

 

Compartilhe: